As crianças estão a mercê de variadas influências negativas: tv, internet, más companhias, adultos abusadores, ensinos tendenciosos, má literatura etc.
O título desta matéria é o tema da enquete que está na primeira página do site da Aliança Pró Evangelização das Crianças (APEC).
A enquete tem o seguinte enunciado: As crianças estão a mercê de variadas influências negativas: tv, internet, más companhias, adultos abusadores, ensinos tendenciosos, má literatura etc. O QUE ESTÁ FALTANDO PARA CONSEGUIR AJUDAR AS CRIANÇAS?
A preocupação maior com esta enquete foi verificar o que de fato precisa ser feito para ajudar as crianças a se protegerem das influências daninhas, que corrompem o corpo, a alma e o espírito, e cujo mentor é de fato o próprio diabo, que odeia as crianças e sobre quem lemos na Palavra de Deus, que é “cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça”, e que não cessa “de perverter os retos caminhos do Senhor.” (Atos 13:10).
VOTOS DOS PARTICIPANTES DA ENQUETE
Dentre as 5 (cinco) propostas colocadas na enquete, agrupando-se as 3.685 respostas dadas, chegamos a um resultado no qual, de uma certa forma, percebemos as muitas lacunas que existem hoje na criação e na educação das crianças.
Veja só o que foi respondido, em ordem de importância:
1) Restaurar a prática do Culto em Família cada dia – 1.298 votos
2) Tempo para conversar e orientar as crianças – 804 Votos
3) Ter um Programa de ensino eficiente na igreja – 725 Votos
4) Treinamento para saber como agir – 633 Votos
5) Literatura e Tecnologia nas mídias que ensinem valores e virtudes – 208 Votos
E o seu voto, qual seria?
COMENTÁRIOS DOS PARTICIPANTES DA ENQUETE
Ao darem a sua opinião através do voto, alguns internautas fizeram comentários. Eis alguns deles:
“Hoje o povo não quer fazer um curso, nem estudar a Bíblia para ensinar as crianças… Lamentável.” (Mirone Tavares)
“Há pessoas querendo fazer cursos, os quais não acontecem na cidade que residem. É o meu caso e não posso fazer em outra localidade.”( Maria Goreti Ferreira Araújo)
“Ainda acho que se as escolas abrissem oportunidade de falar do Evangelho estaríamos alcançando muitas famílias através das crianças. Tenho experiência disso numa escola de minha cidade. Vamos somente uma vez ao mês levar história bíblica e/ou evangelística e cantar, às crianças do ensino fundamental e educação infantil. É muito gratificante. Louvo a Deus por essa oportunidade.” (Beatriz Priese Wendhausen)
“Hoje falta mão de obra na igreja por falta de qualificação dos membros. As pessoas não vêem as crianças como “futuro”, e não investem para preparar a futura geração para Cristo.”
“A base é a família. A criança, além dos bons exemplos em casa, precisa de bases sólidas firmadas na Palavra de Deus para a pratica cristã. Desse modo, o que for apresentado a ela, e estiver fora desta Palavra, não a influenciará.” (Abdiná Arruda)
“A base é a família com bons exemplos! Pai e mãe têm que ser exemplos para os filhos. As crianças observam o comportamento dos pais”. (Vaniele Martins)
“Eu marco todos os tópicos da enquete porque são todos necessários para ajudar as crianças.” (Maria Goreti Ferreira Araújo)
“Votei em “Literatura e Tecnologia nas mídias que ensinem valores e virtudes” porque toda a nação carece de orientações sobe resgate de valores. O publico evangélico não chega a 20% e dentre eles só uma fração frequenta aulas bíblicas ou EBD. O alcance seria maior se tivéssemos autoridades publico – pedagógicas tementes ao Senhor e cujas decisões pudessem influenciar as grandes mídias.”
(Carlos Ricas)
“Tempo para falar e orientar as crianças. Votei também em ter um programa eficiente nas igrejas.” (Gabriela Prata)
“A base de tudo é a família, o bom exemplo em casa irá determinar o futuro de nossas crianças, e da nação.” (Daniel Amaral)
“Infelizmente os pais estão deixando a desejar não estabelecendo limites aos filhinhos, e estes fazem o que bem querem. Muitos pais, por medo de não conseguirem um bom resultado com os filhos, ficam a mercê das influências negativas. Os pais precisam estar mais presente com os filhos. É preciso ter bom relacionamento e ser exemplo aos filhos.” ( Vera Lucia Lara Souza)
“O mais importante é ter culto domestico quando podemos ensinar a Palavra de Deus aos nossos filhos. O problema maior é que muitos pais não são ensinados nas igrejas, e aí fica difícil ensinar também. Fiz alguns cursos da APEC e amei. Ainda era solteira, mas foi muito bom para mim. Amo o ministério infantil.” (Marcilia Alves)
“Nós, os evangélicos, precisamos da dedicação dos irmãos que querem trabalhar no departamento infantil. Todos devem ser conscientizados que os que ministram para as crianças e adolescentes além do dom recebido por Deus precisam ter muito, mas muito amor mesmo pelas crianças e pela obra de Deus. Precisam ter consciência que estarão plantando a semente dentro de cada coraçãozinho e que isto resultará na vinda de futuros pastores, obreiros, etc. Pastores de crianças, além do dom, precisam ter formação, orientação e dedicação, pois ser filho de crente não significa que será crente também, por isso, a semente precisa ser plantada com amor, dedicação, firmeza e clareza.” (Sandra Regina Rinco)
“Acho que ter um programa de ensino eficiente, em que os pais fossem também ensinados e instruídos, nossa, seria fantástico.” ( Gisele Araujo)
“Em minha opinião a falta de ensino da palavra dentro de casa e a falta exemplos de pratica da Palavra tem levado nossas crianças a ficarem a mercê da mídia sem questionarem o que é bom ou ruim.” (Débora Nascimento)
O QUE DE FATO FAREMOS?
Continua no próximo artigo…
Gilberto Celeti
superintendencia.apec@apec.com.br