Reflexões

16/12/2021

O MINISTÉRIO COM CRIANÇAS TEM QUE SER BEM PLANEJADO

1) PROBLEMAS LEVANTADOS
Na década passada, antes da pandemia do Covid-19, fizemos uma pesquisa com a seguinte pergunta: Como funciona a Escola Dominical de sua igreja? O resultado obtido foi o seguinte:

• CLASSES DE CRIANÇAS
10% – Não existe mais a Escola Dominical
20% – Há uma única classe para todas as crianças
70% – Mantém classes divididas por idades

• PRESENÇA DOS PROFESSORES
32% – Há rodízio de professores a cada domingo
68% – Os professores permanecem fixos ao longo do ano

• CURRÍCULO ADOTADO
25% – Professores dão aulas conforme a sua livre escolha.
75% – Professores seguem um currículo escolhido pela direção da Escola

• CONSTATA-SE QUE:
> Há uma tendência cada vez mais acentuada de esvaziamento da Escola Dominical
> Há muitas igrejas que não se preocupam quanto ao que as suas crianças recebem de educação bíblica e cristã.
> Há poucos professores devidamente capacitados para o ensino das crianças, de acordo com a sua faixa etária.
> Há pouca disposição dos professores para se comprometerem semanalmente com o ensino das crianças.
> Há falta de visão e motivação para preparar e seguir um currículo que atenda às necessidades das crianças.
> Há Escolas Dominicais estruturadas para que os pais sintam-se felizes por terem uma Igreja que cuida das crianças, embora, infelizmente, este seja o seu único alvo. Falta a visão de investir seriamente na formação da criança. Este assunto é sério e solene e corre-se o risco de crianças estarem sendo “igrejadas” e não evangelizadas e discipuladas.

• OBSERVAÇÕES:
> Embora a maioria das Escolas Dominicais tenha um currículo para o ano, é raro encontrar uma que tenha um currículo de longo prazo, contemplando a criança desde o maternal até a adolescência, e que transmita uma visão histórico-cronológica da Bíblia.
> Há algumas histórias bíblicas que as crianças ouvirão dezenas de vezes. Outras histórias jamais ouvirão.
> Falta também a visão de transformar as histórias em lições, para que as crianças apliquem em sua vida diária, conhecendo a Deus, o Seu Plano, a Sua Vontade e a Sua Salvação. Que as crianças, ao participarem da Escola Dominical tenham suas vidas transformadas e não meramente aprendam sobre os fatos e os “heróis” bíblicos.

2) COMO MUDAR ESTE QUADRO?

• TENDO VISÃO QUE AS CRIANÇAS
> Podem e devem ser evangelizadas, nascerem de novo pela fé em Cristo.
> Salvas por Cristo podem e devem ser discipuladas e desafiadas a crescer na graça e no conhecimento de Cristo Jesus.
> Podem e devem ser integradas na Igreja e se envolverem no serviço do Senhor, como “missionariozinhos”. Elas são excelentes na comunicação da mensagem do amor de Deus tanto para outras crianças como também para adultos.

• AGINDO URGENTEMENTE
> Na formação de líderes, professores e pais realmente comprometidos na formação espiritual, bíblica e cristã das crianças e que saibam como usar a criatividade e o lúdico com conteúdo transformador.
> Na elaboração de um currículo que seja eficaz, que contemple todas as faixas etárias e numa sequência que possibilite à criança ganhar uma cosmovisão bíblica e cristã.
> Na escolha de uma equipe que: a) ouça a pergunta de Jesus Cristo: “Você me ama?”: b) responda sinceramente: “Sim, Senhor, eu te amo!” e c) seja convocada por Cristo: “APASCENTA OS MEUS CORDEIROS!”

• PASTOREANDO AS CRIANÇAS, POIS
> O Pastor é a figura que melhor representa aquele que ministra às crianças. Não é trabalho para monitores, palhaços, e promotores de entretenimento. O ministério com crianças é algo sério.
> O Pastor atua em três áreas distintas: a) Busca a ovelha perdida; b) Alimenta e dessedenta a ovelha com aquilo que é saudável e nutritivo; c) Protege a ovelha da ação dos predadores.
> É tempo de todos os responsáveis por crianças tornarem-se pastores, começando com os próprios pais.

• COMEÇANDO BEM O ANO
> Participando dos Cursos Oficiais da APEC que estão sendo ministrados na sua região. Acesse aqui a página no SITE da APEC onde estão os contatos dos campos da APEC no Brasil. A APEC está desde 1941 (há 80 ANOS) formando pastores de crianças para que realizem um ministério frutífero e aprovado.
> Utilizando a literatura bíblica, evangelística, ilustrada e rica de sugestões da APEC que está disponível em sua Região, ou na Loja Virtual da APEC: www.apeconline.com.br
> Realizando as mais diversas Estratégias e Projetos para alcançar as crianças para Cristo.

A Aliança Pró Evangelização das Crianças é uma missão levantada por Deus, atuando hoje em mais de 200 países em todos os continentes.

Sua missão, em parceria com a Igreja, é ajudar no pastoreio das crianças, mostrando especialmente nesta Década de 2021 a 2030, a necessidade e urgência de serem formados PASTORES DE CRIANÇAS.

Vamos juntos, nesta Década do Pastoreio, avançar e alcançar todas as crianças de nossos bairros para o Senhor Jesus Cristo.

Desenvolvido por REALL Comunicação