Reflexões

26/04/2017

É TEMPO DE RECEBER JESUS – 2

O desafio de abrir as portas para Jesus

É TEMPO DE RECEBER JESUS… recebendo as crianças!

Estamos considerando o texto de Mateus 18.5: “E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe. ”

Há neste texto uma promessa extraordinária: receber uma criança é como receber a Cristo!

E se o Senhor se identifica de tal maneira com as crianças, isto nos encoraja, e muito, a voltar a nossa atenção para os pequeninos, reuni-los e ensiná-los para que conheçam a Cristo.

3. O DESAFIO DE ABRIR AS PORTAS PARA JESUS – abrindo as portas para as crianças!

“E quem receber uma criança, tal como esta, em meu nome, a mim me recebe. ” (Mateus 18.5). Como são desafiadoras estas palavras de Jesus! Que dificuldade temos para abrir as portas para as crianças!

Vimos no número anterior que grande bênção é ABRIR o próprio lar, tanto para a realização do CULTO DOMÉSTICO, tanto raro nos dias atuais, como também para a realização do CLUBE DE BOAS NOVAS. Que bênção quando os lares estão realmente abertos para Cristo!

A igreja local tem o dever de abrir as portas para as crianças, dando uma atenção prioritária ao ensino que as mesmas recebem em suas programações normais, como a ESCOLA DOMINICAL, por exemplo. Há aqui, porém, uma lacuna muito grande, quando falta um currículo bem elaborado, e quando falta pessoas bem preparadas para evangelizar e discipular as crianças.

Há também muito a ser feito para alcançar as crianças da vizinhança que não têm acesso à igreja. Há programações que são excelentes oportunidades para abrir, de fato, as portas da igreja para as crianças:

a. Escola Bíblica de Férias

• Aproveitando as férias, desenvolve-se um programa de uma semana com as crianças da Igreja e da redondeza.

• O Programa de EBF consta de História Bíblica, História Missionária, Atrações Especiais, Fantoches, Trabalhos Manuais, Lanche, etc.… e atrai a garotada para aprender a Palavra de Deus.

• A igreja preocupada com as crianças fará muito bem se colocar em seu programa anual a realização da EBF.

b. Campanha Evangelística

• Aproveitando o mês de outubro, o mês das crianças desenvolve-se um programa de um final de semana (três dias) com as crianças da Igreja e vizinhança.

• O Programa da Campanha consta de História Bíblica Evangelística, Atração Especial, Fantoches e Cânticos. Trata-se de um Programa de no máximo 1 hora e 15 minutos de duração, onde não há preocupação em servir lanche cada dia, apenas no último dia.

• A igreja preocupada com as crianças fará muito bem se colocar em seu programa anual a realização da Campanha num final de semana de outubro.

c. Comemoração de Datas Especiais

• Aproveitando datas como Páscoa, Natal e outras mais, desenvolve-se um programa especial convidando todas as crianças da Igreja e do bairro para participarem.

• O Programa deve ser bem festivo, incluindo uma atração especial que pode ser com fantoches ou dramatização, e a apresentação de uma Lição Bíblica bem apresentada, mostrando a verdade sobre a data que está sendo comemorada. É importante ter um momento bem alegre de revisão de todo conteúdo apresentado e encerrar com uma linda festa, com um lanche bem gostoso.

• A igreja preocupada com as crianças fará muito bem se colocar em seu programa anual a realização de pelo menos uma destas datas, como a do NATAL, por exemplo.

d. Projeto “Bola na Escola”

• Aproveitando o fascínio que há pelo futebol para realizar nas escolas, e também creches e abrigos de crianças que estão ao redor da igreja, para realizar o Programa “Sou do Time de Deus”, deixando depois uma bola de futebol colorida de presente para a instituição.

• O Kit do Programa SOU DO TIME DE DEUS é composto de Visuais Coloridos para a memorização do versículo, para o cântico e para a lição evangelística, todos num formato de BOLA. O Programa pode ser apresentado de classe em classe, ou com um grupo de classes reunidas no pátio da escola. Após a programação, uma bola colorida com as cores do livro sem palavras, é deixada de presente.

• A igreja preocupada com as crianças entrará em contato com as escolas para que abram suas portas para que as crianças aprendam como poderão fazer parte do Time de Deus.

Uma história verdadeira:

Há alguns anos atrás um garoto de sete anos de idade foi convidado para participar de uma EBF numa igreja na grande cidade de São Paulo. Ele ficou impactado por tudo quanto ouviu e aprendeu, mas o mais significativo foi que naquela semana ele recebeu a Cristo como seu Salvador. Foi o primeiro de sua família.

Não demorou muito e um após outro, seus irmãos e pais foram sendo salvos. Chegando aos dez anos de idade, após uma enchente, este menino veio a contrair uma doença que afetou a sua visão e a sua audição. Mas, porque conheciam a Cristo, ele e sua família ficaram firmes na fé.

Hoje, este menino, é pastor e missionário da APEC, no ministério especifico com crianças portadoras de deficiências. Ele, quando criança, encontrou uma igreja que havia aberto as portas para os pequeninos.

Continua…

Gilberto Celeti
superintendencia.apec@apec.com.br

P.S.: A APEC está à disposição para dar a devida orientação para os ministérios sugeridos.

Desenvolvido por REALL Comunicação