Reflexões

31/03/2021

Década do Pastoreio 5 – O Pastor livra o cordeiro dos animais ferozes

Estamos considerando, sem nenhuma dúvida, que a atividade que melhor representa aquele que trabalha com as crianças é a atividade de um pastor.

Jesus é quem fala do pastor que sai a procura da ovelha perdida e associa esta linda imagem ao fato de que é de suma importância buscar as crianças que estão perdidas, porque não é da vontade do Pai Celestial que nenhum pequenino se perca (Mateus 18:10-14). Sim, o pastor é aquele que procura o cordeiro perdido.

Jesus é quem dá a Pedro a incumbência de apascentar os cordeirinhos e pastorear as ovelhas, que traz também essa imagem preciosa do cuidado que tem o pastor em suprir as necessidades de alimento, de direção, de cuidado, tanto das crianças como dos adultos (João 21:15-17). Sim, o pastor é aquele que alimenta o cordeiro de Cristo.

O pastor é aquele que conhece os cordeirinhos e as ovelhas pelo nome. Como já foi mencionado, tios, tias, professores, professoras, palhaços, palhaças, monitores, voluntários e tantos outros, embora sejam úteis no trabalho entre os pequeninos, não podem jamais ocupar o lugar dos que pastoreiam as crianças.

Chega de pajear, de entreter ou de meramente “ensinar” crianças. Elas necessitam, já, de pastoreio. Que os líderes em cada uma das igrejas locais tenham a visão correta sobre o ministério entre os pequeninos! Que os pais aceitem o desafio de se tornarem “pastores” de seus próprios filhos!

Além de buscar crianças perdidas e alimentar as que já receberam a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, uma terceira atividade do pastor é livrar o cordeiro quando atacado pelas feras.

O PASTOR LIVRA A OVELHA QUANDO ATACADA PELOS ANIMAIS FEROZES

Há uma guerra real acontecendo. O objetivo é dominar as mentes das crianças. Muita gente não percebe. Trata-se de uma guerra invisível, das forças de Satanás, para capturar os cérebros infantis. Quem conseguir dominar estas mentes ganhará o futuro.

Não há percepção desta batalha, pois não é visível. Não se consegue visualizar o que está acontecendo na esfera espiritual. As pessoas percebem as guerras que acontecem ao redor do mundo porque essas imagens chegam todos os dias pelos noticiários. Há cenas horríveis de crianças esqueléticas por causa da fome, dos bairros destruídos por bombas, das crueldades, dos tiroteios, das barbáries, dos choros e lamentos, das tragédias e das catástrofes, das cenas de desolação e morte.

ESTRATÉGIAS DO INIMIGO

E a guerra espiritual para dominar a mente das crianças e da juventude, quem a observa? Quem se choca? Satanás age de maneira estratégica quando investe na mente infantil, lançando mão de suas setas destruidoras: a pornografia, a sexualidade precoce, a exploração sexual das crianças, os jogos, as brigas, etc.

Quantas vidas estão sendo destruídas e ficando miseráveis? As crianças estão sendo ensinadas, por exemplo, a olharem a homossexualidade como algo normal. Isso é um ataque às suas mentes. Quem percebe estes ataques destruidores às mentes das crianças, através de filmes, jogos e livros?

As famílias estão sendo bombardeadas! Não há filme ou novela que não lance essas granadas mortíferas para desestabilizar, descaracterizar e destruir a família. A família está sendo arrebentada, quebrada. Famílias fracas, com crianças deprimidas que buscam nas drogas algum tipo de escape, são ataques às mentes das crianças. O ódio de Satanás pelas crianças fica patente no elevadíssimo índice de abortos que se pratica diariamente, em toda parte. O número de abortos revela uma crueldade imensa.

As crianças têm as suas mentes bombardeadas através de jogos e vídeos em que a violência e o satanismo seguem de mãos dadas. Os jogos de RPG, por exemplo, incentivam o mal. Quanto mais o jogador for perverso, quanto mais maldades cometer, obterá um resultado melhor na pontuação do jogo. É um verdadeiro absurdo! E as crianças estão sendo ensinadas assim.

A AÇÃO PREVENTIVA É MUITO IMPORTANTE

As crianças precisam ser alertadas quanto aos  perigos que as cercam de todos os lados, por meio das mídias mais variadas, por meio de ensinos que recebem nas escolas, por meio da influência de parentes, conhecidos e amigos, por meio das festividades que são comemoradas por “todo o mundo”, enfim, é preciso saber alertá-las, mostrar o engano que se apresenta de várias maneiras.

É preciso alertar as crianças, por exemplo, sobre o uso de drogas, sobre a ideologia de gênero, sobre os perigos da magia, da adivinhação, do evolucionismo, do suicídio, da rebeldia  e violência, das festas que conduzem a práticas pecaminosas e contrárias ao ensino da Palavra de Deus etc.

As crianças também podem aprender a colocar toda a Armadura de Deus e assim ficarem firmes também quanto as ações do mal. Elas devem se familiarizar com:
1. cinturão — “Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade” (Ef 6:14).
2. couraça — “Vestindo-vos da couraça da justiça” (Ef 6:14)
3. sapatos — “Calcai os pés com a preparação do evangelho da paz” (Ef 6:15).
4. escudo — “embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno” (Ef 6:16)
5. capacete — “tomai também o capacete da salvação” (Ef 6:17)
6. espada — “tomai… a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus” (Ef 6:17).

Gilberto Celeti
Missionário da APEC

No próximo número continuaremos considerando as estratégias do inimigo.

Desenvolvido por REALL Comunicação