O Projeto A BOLA QUE FALA aproveita o fascínio das crianças pelo futebol, para ganhar crianças para Cristo em creches, escolas, hospitais, ao ar livre, na própria igreja, utilizando o Programa SOU DO TIME DE DEUS.
1. O Projeto A BOLA QUE FALA – estratégia com tema esportivo para que as crianças:
• Aprendam o conteúdo da mensagem do Evangelho.
• Tenham a oportunidade de receber Cristo como seu Senhor e Salvador.
2. O Programa SOU DO TIME DE DEUS contém:
• LIÇÃO A Mensagem das Cores (em formato de bola)
• VERSÍCULO João 3.16 (em formato de bola)
Observação: No texto de orientação há sugestão de cânticos que podem ser usados
3. Após a apresentação do Programa na Escola, Creche, Igreja ou Comunidade pode ser deixado como presente:
• BOLA DE FUTEBOL com as cores da mensagem da salvação
• FOLHETO A Mensagem das Cores (em formato de bola)
4. Use também algo que identifique os participantes da equipe:
• BONÉ Sou do Time de Deus
ATENÇÃO: Acesse aqui a LOJA VIRTUAL DA APEC e veja mais detalhes sobre os materiais que você pode utilizar agora na COPA DO MUNDO.
5. RESUMO DA MENSAGEM A SER TRANSMITIDA:
• O Time é de Deus. Ele é o dono e tem direito sobre o seu time.
• Como fazer parte? Só através de Seu Filho Jesus Cristo, cuja mensagem está nas cores da bola.
• No material que foi confeccionado tem toda a programação e mensagem que são apresentadas com detalhes. A mensagem através das cores se resume em:
a) Cor Amarela – Mostra que Deus é luz.
b) Cor Preta – Mostra que o pecado é como a escuridão.
c) Cor vermelha – Mostra que o sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado.
d) Cor branca – Mostra que aquele que recebe a Cristo é uma nova pessoa.
e) Cor verde – Mostra que aquele que recebe a Cristo deve crescer no conhecimento de Deus.
6. Onde o Projeto pode ser realizado?
• O programa pode ser realizado nas escolas, creches, comunidades de bairros, aldeias indígenas, escolinhas de futebol, igrejas, etc.
7. Como o Projeto pode ser realizado?
• Numa ministração única, com duração de 1 hora
• Em várias ministrações, numa mesma escola, por exemplo, indo de classe em classe.
8. Quem pode participar do Projeto?
• O Projeto pode ser por obreiros e pessoas treinadas pela APEC e pode também ser realizado por Igrejas, organizações missionárias e pessoas salvas em Cristo Jesus. A APEC está á disposição para dar a devida orientação.
9. Dicas para desenvolver o Projeto em seu bairro.
• Dependência de Deus. Ore por você, por sua equipe, pelas escolas e crianças do seu bairro. “Sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15.5)
• Sintonia com a Igreja. A participação da igreja orando, ofertando e indo junto é fundamental.
• Sintonia com a Escola, ou Creche. As escolas precisam de uma mensagem de paz e de esperança, em face da violência, drogas, pedofilia, etc. Mostre á Direção da Escola que Deus pode mudar a situação. Fale positivamente e com entusiasmo do Projeto. A Direção da Escola desejará o Projeto.
• Junto com uma boa equipe. Reúna os crentes que aceitaram o desafio de participar do Projeto, orientando-os na realização cada parte da Programação.
10. Dicas para a realização do Programa:
Observação: Quem vai dirigir o programa tem que ser dinâmico sem necessariamente fazer “palhaçada”.
a) Abertura e Boas-vindas: 02 minutos
b) Oração: 02 minutos – Explique às crianças que:
• falarão “muito obrigado” a Deus, por tudo que Ele dá: vida, pais, casa, comida, roupa, calçados, escola, professores, etc;
• fecharão os olhos para não distrair-se. Não se pode ver a Deus, mas Ele vê a todos e está presente;
• agradarão a Deus se orarem sinceramente.
c) Cânticos: 07 minutos
• É importante saber bem as músicas para ensiná-las bem.
• Quem for cantar deve cantar primeiro sozinho, depois com todos. Assim se aprende logo.
d) Memorização do versículo: 07 minutos
• explique que o versículo está na Bíblia, a Palavra de Deus e que é 100% verdade;
• leia o texto primeiro na Bíblia e depois use o visual;
• explique o significado;
• repita de maneiras diferentes: meninos, meninas, em pé, sentados, rindo, etc.
e) Mensagem: 20 minutos
• Estude bem o texto e o momento certo para mostrar os visuais, à medida que desenvolve a mensagem.
• Apresente a mensagem do evangelho com seriedade e reverência.
• Deixe fantoches e palhaços para outra ocasião.
f) Oração final: 01 minuto – Orar pelas crianças e agradecer pela ocasião.
g) Entrega da Bola: 10 minutos
• Agradeça a Direção da Escola e a todos os professores, funcionários e alunos pela permissão concedida.
• Mostre a bola e faça uma breve recordação do significado de cada cor com as crianças.
• Passe a bola para as mãos da Direção da Escola, com uma grande salva de palmas.
• Distribua a cada criança, se for possível, a miniatura da Mensagem das cores (folheto em formato de bola com a mensagem ilustrada que ela acabou de ouvir).
11. OBSERVAÇÕES:
- Acerte com a direção da escola detalhes como: dia, hora e local. Se a escola tem um ambiente que comporte todas as turmas realize o evento de uma só vez. Caso contrário, apresente o programa em cada sala, com a duração de 40 a 50 minutos. Seja pontual e entusiasta.
- Se a programação for feita de sala em sala, os últimos 10 minutos podem ser usados para mostrar a bola para as crianças fazendo uma breve recordação das cores. Explique que a bola será deixada com a Direção da Escola para que eles recordem a mensagem do amor de Deus..
- Maximize seu alcance. Aproveite para realizar este projeto no máximo de escolas possível. Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente.”(2 Coríntios 9:6).
- Compartilhe em sua Igreja tudo que foi feito e os resultados. Agradeça pelo envolvimento de todos e louve ao Senhor. Fale com a Igreja para adotar a Escola em oração e como um campo missionário.
• Compartilhe com a APEC. Envie um breve relato com fotos e testemunhos, informando o número de escolas, de classes e de crianças alcançadas.
12. Ajude na realização do Projeto:
- Com suas orações.
- Com suas ofertas.
- Divulgando esse Projeto.
- Indo as escolas.
Vamos fazer muitos gols para Jesus!
13. Lições que podem ser tiradas do Projeto A BOLA QUE FALA, usando o Programa SOU DO TIME DE DEUS:
1- O Time é de Deus. Ele é o dono e tem direito sobre o seu Time.
2- Só através de Jesus Cristo é possível entrar no Time.
3- O Técnico do Time é o Espírito Santo. Todo atleta precisa competir segundo as normas. Todo time precisa ser bem treinado. O que deixa um atleta apto é o conhecimento e a obediência à Palavra de Deus, assim como uma vida de oração e de boa comunhão com os demais membros do Time de Deus.
4- Como num time, cada um precisa aprender a jogar ao lado dos demais companheiros e precisa compreender bem qual é a sua posição. Cada um tem o seu dom e o seu talento:
a) Tem atletas que jogam na defesa: goleiro e zagueiros. Esses atletas precisam estar muito atentos ao avanço do adversário, para que ele não alcance vantagem (“para que Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios” 2 Co 2:11). O goleiro usa joelheira, luvas. Os zagueiros usam caneleira. Os que jogam no time de Deus precisam estar bem equipados colocando o uniforme de Deus que protege a cabeça (capacete da salvação), o peito (couraça da justiça), os pés (os calçados com a preparação do evangelho da paz), além do escudo da fé e a espada do espírito (Efésios 6: 10-18).
b) Tem atletas que jogam no meio de campo e fazem a ligação entre a defesa e o ataque. Eles precisam aprender muito bem a tocar a bola e fazer bons passes para que o time faça os gols. Tem que viver a vida cristã com equilíbrio, com graça, sendo luz do mundo e sal da terra, cultivando uma vida de oração e usando os seus bens e recursos para que a mensagem da salvação seja conhecida por todos. Tem que haver boa comunhão entre todos os que pertencem ao Time de Deus.
c) Tem atletas que jogam no ataque. O objetivo do Time é FAZER O GOL! Fazer o gol é ganhar uma pessoa para Jesus Cristo! O Time de Deus está totalmente comprometido com a obra missionária. A defesa, o meio de campo e o ataque estão empenhados em fazer com que Jesus Cristo seja conhecido por todos os povos, línguas, tribos e nações da terra. Alguns gols são feitos bem pertinho de nós, quando ganhamos nossos amigos e parentes para Cristo. Outros gols são um pouco mais distante, entre pessoas que pouco conhecemos, mas que ainda falam a nossa própria língua e podemos evangeliza-los e discipulá-los. Outros gols são bem longe, entre pessoas que falam uma língua diferente e que precisam também conhecer a Cristo. Quantos gols você já fez? Isto é, quantas pessoas você já ganhou para Cristo? E veja bem, mesmo que uma pessoa faça o gol, ela tem que reconhecer que há um time inteiro por traz dela. Ninguém joga sozinho.
d) Todo time tem seus reservas. Sempre há atletas que ficam na expectativa de ver o time fazendo gols e estão prontos para entrar em ação assim que forem chamados pelo técnico (pelo Espírito Santo) para entrar no campo.
5- Muitas vezes num jogo de futebol alguém faz um gol contra. Isto acontece no Time de Deus quando uma pessoa dá um mau testemunho e desonra o evangelho. É preciso tomar muito cuidado para que isso não aconteça. Num jogo há disciplina e regras. Quando alguém comete uma falta o juiz apita. O cartão amarelo significa advertência. Quando o atleta continua cometendo falta pode receber o cartão vermelho e ser tirado do jogo, expulso. Muitas vezes Deus precisa tirar alguém do jogo, embora esta pessoa não deixe de pertencer ao time. Ele continua sendo do time, só que fica afastado, disciplinado, até que possa ser reintegrado numa próxima partida.
6- Todo time tem um uniforme que é diferente do uniforme do adversário. Você conhece que a pessoa pertence ao time por causa do uniforme que ele usa. No uniforme do Time de Deus a marca é a cruz. Não uma cruz desenhada ou pendurada no pescoço, mas a marca de alguém que toma cada dia a sua cruz e anda com Jesus, em novidade de vida e tem o seu nome escrito no Livro da vida.
7- Todo time tem a sua torcida. O Time de Deus tem do seu lado o Deus Triúno, os anjos de Deus e todos os salvos por Cristo.
8- Todo time também enfrenta a torcida adversária com sua zombaria, gritaria, xingamentos. Exemplos de times adversários: 1) as mais diversas religiões (É bom que se diga que o Time de Deus não é uma religião); 2) a busca pelos bens materiais (O desejo de ter coisas, de ter prosperidade, de ter um grande patrimônio, etc., – a concupiscência dos olhos); 3) a busca pela felicidade a qualquer preço (drogas, bebidas, comidas, viagens, sexo fora da vontade de Deus, etc., – a concupiscência da carne); 4) a busca pela celebridade (querer ter fama, título, reconhecimento, querer ser alguém importante – a soberba da vida).
9- Todo time busca ganhar a Taça da Vitória. Há prêmios e galardões para serem distribuídos aos vencedores. Veja os prêmios aos vencedores em Apocalipse 2 e 3.
10- Todo time tem um símbolo, uma bandeira e um hino. No Time de Deus o símbolo é a cruz, a bandeira é Cristo e o hino é um novo cântico nos lábios e no coração, que sempre dignifica o Cordeiro de Deus, o Leão da Tribo de Judá.
Entre em contato com o representante do campo da APEC mais próximo para saber quais ações poderão ser feitas Acesse aqui os endereços em todo o Brasil.