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O MAIOR PROBLEMA NA ÁREA DO ENSINO DAS CRIANÇAS EM MINHA IGREJA É?


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ESCOLAS, CRECHES, HOSPITAIS, ETC


Há no Brasil muitas portas abertas para alcançar as crianças nas escolas de ensino fundamental sejam públicas ou particulares, nas casas lares, nas creches, nos hospitais,. nas instituições para crianças com deficiência, nos presídios, etc.

Onde a APEC realiza a Aula de Treinamento Semanal, atualmente chamado de TIMI - TREINAMENTO INFORMAL PARA O MINISTÉRIO INFANTIL os alunos são preparados para atuar como professores nas Instituições, podendo seguir o Currículo e utilizar o material ilustrado e didático da APEC.

Em algumas regiões do Brasil, os professores voluntários recebem uma credencial para o trabalho. Trata-se de um trabalho totalmente voluntário e tanto a APEC como os professores voluntários não recebem nenhuma ajuda financeira. É totalmente sustentado pela fé.

ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES

Uma oportunidade! Uma porta aberta perto de você!

As crianças podem ouvir de forma didática, bíblica e evangelística as preciosas verdades de Deus

“Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” é a ordem do Senhor Jesus registrada em Marcos 16:15, e os salvos por Cristo, estão neste mundo unicamente para, com nossa maneira de ser e falar, obedecer a Deus.

Seria maravilhoso se cada crente e cada Igreja compreendesse a grande oportunidade que está diante de nós.

As oportunidades para evangelização são tantas e a Palavra de Deus nos adverte: “Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades” (Col. 4:5)

É bom lembrar a definição do dicionário quanto à palavra oportunidade: “circunstância adequada ou favorável”.

Já se tem falado, e com razão, que não há portas fechadas para a pregação do Evangelho, sem duvida, Deus Muitas vezes abre portas verdadeiramente notáveis, apesar das dificuldades, conforme lemos em I Coríntios 16:9 – “Porque uma porta grande e oportuna para o trabalho se me abriu; e há muitos adversários.” O ensino evangélico nas escolas públicas é uma dessas portas abertas, “Grande e oportuna” para a pregação das Boas Novas da Salvação.

Poderíamos alistar algumas justificativas para isto:

1- As crianças são naturalmente predispostas ao ensino e na fase escolar elas todas estão prontas para aprender. A influência dos professores, especialmente nos primeiros 4 anos de estudo, é notória.

2- A ausência de orientação religiosa por parte de seus pais é bem marcante e a aula bíblica na escola acaba sendo a única ocasião para a criança ouvir verdades preciosas que poderão marcar e influenciar toda a sua vida.

3- As crianças podem ouvir sobre a graça de Deus (salvação completa em Cristo) o que é muito difícil de ser compartilhado dentro da religiosidade brasileira.

4- No caso de crianças procedentes de lares evangélicos, as aulas lhes fortalece a fé e a vida de testemunho.

5- As crianças podem aprender semanalmente da Bíblia, o que nos favorece não só a leva-las ao novo nascimento, mas também a dar-lhes o crescimento espiritual tão necessário.

6- O número de crianças (e de famílias, indiretamente) que  podemos atingir com a mensagem de salvação é bem grande, o professor evangélico pode alcançar, na escola pública, muito mais do que toda a sua igreja na Escola Dominical.

7- Outro fator favorável é que, entrando na sala de aula, já encontramos tudo favorável: as crianças sentadas, as carteiras apropriadas, o quadro de giz, etc., oferecendo ao professor um ambiente próprio para o ensino.

8- O corpo docente da escola também é atingido, não só pelo testemunho dos alunos que se entregam a Cristo e passam a ter uma vida transformada, mas também quando ouvem a mensagem que está sendo dirigida às crianças. Muitos professores já tem se entregado a Cristo também.

9- Muitos diretores percebem uma mudança na disciplina tão notável na escola que, quando mudam para outra escola, solicitam professores do DEREEP para as suas classes.

10- O ensino, na maioria dos Estados brasileiros é de caráter ecumênico, no entanto, é possível atuar em determinadas escolas com a aprovação da respectiva direção.

CRECHES E HOSPITAIS

Semelhantemente ao que acontece nas Escolas, há grandes oportunidades de evangelismo das crianças nas creches e nos hospitais.

Como funciona?

- O professor atua de maneira voluntária.

- O professor deve ser bem treinado e saber como se comportar em cada contexto.

- O professor deve estar sempre bem preparado e seguir um currículo de lições seguindo um planejamento anual

A APEC utiliza o TIMI para capacitar para o evangelismo nas instituições.

TIMI - TREINAMENTO INFORMAL PARA O MINISTÉRIO INFANTIL

- Nas aulas do TIMI, os professores voluntários recebem toda a orientação necessária e o currículo a ser usado nas escolas, nas creches e nos hospitais baseado totalmente na Bíblia.

- O programa de Treinamento inclui matérias como: Memorização, Cânticos, Lição Bíblica, Metodologia, etc

- Cada ano um novo currículo é seguido que aproveita também as datas especiais do calendário, como por exemplo, o dia das mães, a Páscoa, etc.

 

Acesse no MENU ao lado algumas opções de evangelismo.

Acesse também no MENU á esquerda a opção PROJETOS.

Para saber mais sobre os diversos ministérios
com as crianças escreva para: ministerial.apec@apec.com.br